--FILMES--

Apesar de ser protagonizado por um cartunista, Zodíaco traz como mote de sua narrativa o espírito do jornalismo investigativo. O filme de David Fincher, de Clube da Luta e O Curioso Caso de Benjamin Button, utiliza o mistério acerca da identidade de um serial killer que causou pânico em São Francisco durante quase três décadas para expor a forma quase obsessiva com que os envolvidos na investigação se relacionam com o fato. O fascínio pela história e os conflitos entre profissão e vida pessoal são abordados pelo filme.
Intrigas de Estado (State of Play), 2009. Dir.: Kevin MacDonald. Elenco: Russell Crowe, Ben Affleck, Helen Mirren, Rachel McAdams, Robin Wright.
Partindo da misteriosa morte de uma assistente de um famoso parlamentar norte-americano, Intrigas de Estado discute os conflitos entre os meios de comunicação impresso e as plataformas digitais da internet que proporcionam a convergência destas duas formas de fazer jornalismo nas redações de hoje. O roteiro do filme aborda com precisão as características opostas do jornalismo impresso e on line, como as diferentes formas de abordagem e apuração dos fatos, e no desfecho procura responder à polêmica atual: o jornalismo impresso está mesmo fadado ao fim diante da rapidez com que as informações são veiculadas na internet?
Capote (Capote), 2005. Dir.: Bennett Miller. Elenco: Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Chris Cooper, Clifton Collins Jr..
O filme narra o momento da carreira do escritor Truman Capote (Hoffman) em que o mesmo decidiu escrever o romance não-ficcional À Sangue Frio, atribuído como o primeiro do gênero, em 1959, baseado no assassinato de uma família por dois ladrões. Pensado inicialmente como um artigo para um jornal, À Sangue Frio até hoje é discutido no meio para distinções entre jornalismo e literatura. O filme também permite uma interessante análise sobre o ego e sobre o relacionamento com as fontes.
Boa Noite e Boa Sorte (Good Night and Good Luck), 2005. Dir.: George Clooney. Elenco: David Strathairn, George Clooney, Jeff Daniels, Patricia Clarkson, Robert Downey Jr..
Em 1950, quando o senador norte-americano Joseph McCarthy empenhou-se na caça à comunistas nos EUA, o apresentador de televisão Edward Morrow (Strathairn), seu produtor e sua equipe de reportagem empenha-se em transmitir as reais intenções por trás da famosa caça às bruxas (como ficou conhecido esse período nos EUA). O filme trata de temas como as pressões políticas sofridas pelos meios de comunicação, como lidar e driblar as mesmas e a sua importância como instituição democrática em um país.
Um Sonho sem Limites (To Die For), 1995. Dir.: Gus Van Sant. Elenco: Nicole Kidman, Matt Dillon, Joaquin Phoenix, Casey Affleck.
No interior dos EUA, uma bela garota, casada com um homem simples e nada ambicioso, sonha desesperadamente tornar-se repórter de televisão para assim conquistar fama. Esse filme de Gus Van Sant (Elefante e Gênio Indomável) traz uma abordagem sombria sobre a desnaturação dos meios de produção que, com o advento da televisão e o status que a mesma pode dar, passaram a ser receptáculos de profissionais em busca de visibilidade, uma busca que tem uma estreita relação com uma ilusória satisfação pessoal.
--LIVROS--
A Reportagem. Nilson Lage, Editora Record.
Abordando o passo a passo da produção de reportagens em redações jornalísticas, Nilson Lage proporciona uma leitura agradável através de capítulos que procuram explicar a origem de artifícios da prática jornalística atual como a pauta, por exemplo. Teorias e técnicas de entrevista e pesquisa jornalística são abordadas em seus aspectos teóricos e práticos nesta obra indispensável para qualquer jornalista.
O que é jornalismo?. Clóvis Rossi, Editora Brasiliense.
Exemplar da Coleção Primeiros Passos, O que é jornalismo? é uma exposição interessante sobre o que é a profissão de jornalista para estudantes, ou não, do curso. Os princípios que regem a profissão, sua essência, seus percalços são abordados nesse livro que ao mesmo tempo em que passa a paixão do escritor pela profissão, a expõe de forma realista e crítica.
Jornalista: Profissão Mulher. Lia Habib, Editora Sapienza.
O jornalismo tratado através do olhar feminino, essa é a proposta da autora Lia Habib com essa coletânea de depoimentos inspirados de jornalistas como Monica Waldvogel, Fátima Bernardes, Glenda Koslowski e Silvia Poppovic. A proposta é tratar a comunicação e o universo feminino através de experiências pessoais e profissionais destas mulheres.